Instruções
ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE TELHA DUPLA
COMO CALCULAR A INCLINAÇÃO DE APLICAÇÃO DAS TELHAS AMERICANAS, PORTUGUESAS E ROMANAS
COMO CONFERIR A INCLINAÇÃO DO MEU TELHADO?
ALTURA MAIOR: ___________
ALTURA MENOR: __________
LARGURA DO VÃO:_________
PROCEDIMENTO PARA MEDIR INCLINAÇÃO DE UM TELHADO
– Escolher um caibro ou vigota para efetuar as medições.
– Para obter a medida da ALTURA MAIOR, medir em cima da vigota, até o chão.
– Para obter a medida da ALTURA MENOR, medir em cima da vigota de sustentação até o chão pelo lado de dentro conforme esquema ao lado.
– Para obter a LARGURA DO VÃO, corresponde a largura da varanda conforme esquema ao lado.
O calculo da inclinação se faz:

Termo de Garantia
Inclusões:
As telhas da Cerâmica Carmelitana Ltda são certificadas pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), o que atesta a sua qualidade, durabilidade e tem toda a garantia estipulada pela Lei 8078 de 11/09/1990. Esta garantia cobre as características da qualidade exigidas pela Norma NBR 15310/09 que são: Impermeabilidade, Absorção de Água, Resistência à Flexão, Dimensão, Retilineidade, Declividade de Utilização e Planaridade, em condições normais de uso, sendo 05 (Cinco) anos de garantia legal.
Condições da Garantia: Se constatado defeito do produto dentro do prazo de 05 (Cinco) anos da data de compra, a Cerâmica Carmelitana Ltda se responsabiliza pela reposição do produto adquirido. Mas, não se responsabiliza em hipótese alguma, pela indenização superior ao custo de troca do material colocado na obra, excluindo assim as indenizações por perda de uso, perda de tempo, inconveniências, prejuízo comercial, perda de lucros ou econômicas, decorrentes do uso ou impossibilidade de uso do produto.
1 – Esta garantia não cobre acidentes de transporte, quebras provocadas pelo mau acondicionamento no transporte, ação de fenômenos naturais, instalação inadequada da telha não seguindo a inclinação mínima recomendada pelo Projeto do Produto, conforme descrito acima nas leis vigentes, desenvolvimento de limo e fungos em ecossistema tropicais úmidos, formação de musgo e formação de eflorescências coloridas em sua face inferior, acidentes e danos causados por se andar sobre telhados molhados.
2 – As telhas impermeabilizadas (resinadas) não têm garantia quanto à durabilidade e desempenho do produto impermeabilizante aplicado nas mesmas.
3 – O telhado confeccionado com telhas cerâmicas onde se deseja aplicar forro de madeira, PVC ou qualquer outro material sob o mesmo, necessita de uma distância mínima de cinqüenta centímetros entre o telhado e forro para neutralizar o efeito das variações diárias de temperatura, evitando a condensação do vapor de água embaixo das telhas e seus efeitos desejáveis.
Conforme o projeto de todas as telhas duplas marca Carmelitana o caimento mínimo necessário do telhado é de 35%.
Informações Importantes:
– Telhado que não possui forro é passível de gotejamento, pois, existem vapores dentro da casa como chuveiros, cozimento de alimentos, umidade do piso e até do ambiente, que condensam ao tocar na telha que já tem certa porcentagem de umidade, surgindo assim gotas, principalmente em lugares com vasta vegetação ou com alta umidade relativa do ar.
– Este fenômeno acontece porque a superfície da telha está saturada, não permitindo que a água interna evapore, ou seja, absorvida pela telha e acontecem em todos os tipos de cobertura, como telhas de aço, vidro, amianto, esmalte, etc.
– Dependendo do clima da região do telhado, telhas cerâmicas podem apresentar colorações mais escuras, esverdeadas, mofadas ou esbranquiçadas na parte inferior da telha.
– Nas telhas de barro, os proprietários que queiram diminuir a probabilidade de ocorrência destes fenômenos, recomenda-se a aplicação de resina no telhado nas superfícies superior e inferior, desde que as telhas atendam as normas da ABNT, portanto, se tais fenômenos ocorrerem, o fabricante não pode ser responsabilizado pelo consumidor.